Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal |
Estado avança com Carretas da Saúde da Mulher e amplia acesso a exames em Santa Catarina
-
Roberto Zacarias Secom/GOVSC -
Iniciativa inédita do Governo de Santa Catarina, as Carretas da Saúde da Mulher já ofertaram mais de 6,1 mil mamografias de rastreamento e 2,7 mil ultrassonografias de mamas a mulheres de seis regiões, ao longo de cinco meses. Desde outubro de 2025, duas unidades móveis promovem o diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliam o acesso aos exames. A ação ainda irá percorrer mais 11 regiões de saúde, contemplando todo o estado de Santa Catarina.
Atualmente, a unidade móvel 1 está no município de Faxinal dos Guedes, atendendo as mulheres da região de Xanxerê. O serviço já passou por Dionísio Cerqueira (Extremo Oeste) e Palmitos (Oeste). Na sequência, está previsto seguir para Concórdia (Alto Uruguai), Catanduvas (Meio Oeste), Fraiburgo (Alto Vale do Rio do Peixe), Canoinhas (Planalto Norte), Guaramirim (Vale do Itapocu) e Joinville (Nordeste).
Já a segunda unidade está em Indaial, realizando exames em pacientes do Médio Vale do Itajaí. A carreta já esteve em Lages (Serra) e em Ibirama (Alto Vale do Itajaí). Os próximos atendimentos estão previstos para ocorrer em Itapema (Foz do Itajaí), Nova Trento e Santo Amaro da Imperatriz (ambos na Grande Florianópolis), Tubarão (Laguna), Meleiro (Carbonífera) e Içara (Extremo Sul Catarinense).

Foto: Roberto Zacarias Secom/GOVSC
“Por mais que seja uma ação prioritariamente do município, o Governo do Estado vem contemplando e apoiando os municípios em todos os estágios, não só em cirurgia, mas também na realização de exames, em especial para rastreamento do câncer de mama das mulheres. Por isso, reforço o pedido para que às mulheres que forem agendadas compareçam, para que possamos otimizar ao máximo a execução do programa que está sendo um sucesso. Lembrando que nós vamos passar por todas as regiões do Estado, com roteiro pré-definido, atendendo principalmente aqueles municípios que têm pouco acesso, para que possamos atendê-las em tempo oportuno”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Nas regiões já atendidas, foram agendadas 6.140 mamografias de rastreamento, sendo 3.990 realizadas. Também foram agendadas 2.741 ultrassonografias de mamas, sendo 1.728 realizadas. Do total de exames agendados, cerca de 36% registraram ausência do paciente. O atendimento é destinado a pacientes cadastradas no Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), respeitando a ordem da fila. Os serviços ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com possibilidade de abertura nos sábados, podendo haver ajuste conforme a necessidade local.
A iniciativa integra o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher do Governo do Estado. Cada unidade é equipada com mamógrafo e aparelho de ultrassom, além de contar com equipe multiprofissional composta por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem, garantindo qualidade e segurança nos procedimentos.
Com investimento aproximado de R$ 18 milhões, o Governo de Santa Catarina disponibilizou duas carretas para percorrer as 17 Regiões de Saúde do estado. A previsão é realizar mais de 40 mil exames, com encaminhamento à rede de saúde sempre que houver necessidade de acompanhamento complementar.

Deixe seu comentário