Canoinhas
+11...+21° C
  • 04/12/2025 09:50

Santa Catarina alcança a marca de 1,2 milhão em novo recorde de cirurgias realizadas desde 2023

';
  • Leo Munhoz/SECOM -

Santa Catarina registrou o recorde de 1.201.473 cirurgias realizadas de 2023 até agora. Do total, foram 783.449 procedimentos eletivos (prévia até outubro/25) e 417.988 emergenciais. Ações como a Tabela Catarinense, que paga até 12 vezes a mais do que a tabela do SUS para alguns procedimentos, foram cruciais para este marco histórico.

“Tenho muito orgulho em ver que estamos transformando Santa Catarina na Saúde e em todas as áreas. Cada investimento é pensado para garantir um atendimento digno, próximo e eficiente para quem vive aqui. Este é o compromisso que assumimos e que seguimos cumprindo dia após dia em cada uma das consultas que acabam se transformando neste recorde de cirurgias. Desde o início da gestão, trabalhamos com um único objetivo: cuidar das pessoas. Por isso, são mais de 70 hospitais sendo construídos ou reformados em todo o estado”, explica o governador Jorginho Mello.

Os procedimentos eletivos com internação tiveram um salto de 78% em relação ao ano de 2022. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 144.249 procedimentos, enquanto que no mesmo período de 2022, foram 80.613. Destaque para as cirurgias ortopédicas que tiveram um crescimento de 225%.

“Fizemos muito e vamos continuar fazendo, importante lembrar que quando assumimos o governo tínhamos 105.340 pessoas aguardando para fazer um procedimento eletivo e mais 117 mil aguardando uma consulta cirúrgica. Ou seja, pacientes que aguardavam desde 2017 por um procedimento cirúrgico e essa longa espera está acabando. Com todas as iniciativas implementadas vamos garantir um tempo digno aos catarinenses”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Os números refletem o compromisso assumido desde 2023 com a área, considerada uma das mais sensíveis. As iniciativas como melhorar a infraestrutura dos hospitais, que há décadas não recebiam uma grande reforma, a criação da Tabela Catarinense, o Programa de Valorização dos Hospitais e a habilitação estadual de especialidades de alta complexidade têm impactado diretamente no número de cirurgias realizadas.

Levando em conta apenas o ano passado, o Governo do Estado investiu em saúde R$ 6,5 bilhões. R$ 1,5 bilhão a mais do que o exigido pela Constituição como obrigatório. O investimento foi além porque era uma necessidade da sociedade catarinense.

Pequenos procedimentos não contabilizados

Embora o Datasus apresente um número superior de procedimentos eletivos, eles não entram na conta do Estado, pois o governo estadual não contabiliza cerca de 800 mil pequenos procedimentos. Caso eles entrassem neste cálculo o número de cirurgias seria superior aos 2 milhões.


Santa Catarina alcança a marca de 1,2 milhão em novo recorde de cirurgias realizadas desde 2023 Anterior

Santa Catarina alcança a marca de 1,2 milhão em novo recorde de cirurgias realizadas desde 2023

grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Três Barras Próximo

grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Três Barras

Deixe seu comentário